Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais de Caraguatatuba

Temos um novo ato/assembleia marcado!

Foram definidos os próximos passos da nossa luta por valorização! Dia 05/08, terça-feira, faremos um novo ato/assembleia em frente à Câmara Municipal às 19h. Por quê? Nem todas as promessas do prefeito para este ano foram cumpridas. Cadê a atualização dos valores dos vales alimentação e refeição? Caso o prefeito não nos apresente uma proposta concreta até o dia 05, votaremos novamente uma possível paralisação/greve.

Para ajudar o prefeito a lembrar de suas promessas, o SindCaraguatatuba protocolou um documento em seu gabinete no dia 07 de julho, que pode ser lido na íntegra aqui, sobre o qual ainda não obtivemos resposta.

Além disso, as audências para discutir o orçamento dos próximos anos irão acontecer na Câmara em breve. Também precisamos mostrar aos vereadores que reivindicamos um plano concreto de recomposição salarial para os próximos anos. É importante lembrá-los que os servidores tiveram uma perda salarial que chega perto dos 50% nas últimas três décadas. E que Caraguatatuba está bem longe do limite fiscal imposto pelo Tribunal de Contas e também está bem abaixo da média que os outros municípios do Brasil gastam com a folha de pagamento.

Por tudo isso, é importante mostrarmos nossa força. O ato/assembleia do dia 05/08 vai ser o maior até agora! Convide e organize os colegas da sua repartição, da sua escola. Quer ajudar a divulgar o ato/assembleia? Envie fotos e vídeos curtos (com até 30 segundos) para o Whatsapp do SindCaraguatatuba (12 99255 2840) até o dia 28/07 e ajude a construir o movimento junto com a gente.


O que aconteceu ao longo desse mês…

No dia 12/07 houve uma reunião, organizada pelo SindCaraguatatuba, de ADIs e AAEs com a advogada dra. Eliane, do movimento Somos Todas Professoras. As trabalhadoras discutiram sobre as condições de trabalho nas unidades escolares, sobre a não aceitação de Declaração de Horas para tratamentos de saúde, sobre a inclusão desses cargos no plano de carreira do magistério e a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais.

Além disso, trataram sobre a construção do Ato que aconteceu no dia 18/07, dia da categoria, homenageada por uma lei municipal que instituiu a data, mas que não resultou em nenhum benefício concreto.

Foi uma noite histórica para Caraguatatuba! O SindCaraguatatuba reuniu mais de duzentas pessoas numa mobilização contra os baixos salários do funcionalismo municipal, pelo aumento dos vales refeição e alimentação e pela valorização dos Agentes de Apoio Escolar e das Auxiliares de Desenvolvimento Infantil. Os servidores se concentraram na Praça Cândido Mota e se dirigiram, em passeata, até a Praça da Cultura. Vamos continuar juntos e mobilizados para o dia 05/08 e decidir, coletivamente, nossas próximas ações.


Sobre as contribuições sindicais

Muitos servidores têm nos perguntado: Eu entreguei a ficha de filiação, mas o desconto em folha nunca foi efetuado. O que acontece? Estou filiado?

SIM! Você está filiado e tem todo o apoio jurídico e sindical que oferecemos. A questão do desconto (ou melhor, o não desconto) da contribuição sindical é uma forma da atual gestão municipal tentar enfraquecer a luta sindical e a organização dos servidores. Estamos dentro do processo normal de registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. A prefeitura alega que enquanto não houver a Carta Sindical não fará os novos descontos. Cabe perguntar: o mesmo foi estabelecido para outras entidades que dizem representar os servidores?

O SindCaraguatatuba surgiu da revolta e vontade de mudança por parte dos próprios servidores. Não queremos ganhar dinheiro às custas do trabalhador, queremos algo que o dinheiro não compra, mas que tem muito valor… queremos valorização real, queremos melhores condições de trabalho, queremos dignidade e qualidade de vida.


Assine para receber as notícias e atualizações por e-mail.

Deixe um comentário