Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais de Caraguatatuba

Propostas aprovadas na última assembleia

Para manter a transparência sobre as ações do SindCaraguatatuba, faremos aqui um relato do que foi pautado na última Assembleia Geral Extraordinária, dia 10/04, como parte da nossa Campanha Salarial 2025.

Com a participação de 80 servidores e servidoras, começamos com a leitura da resposta encaminhada pelo gabinete do prefeito. Lembramos que a pauta da Campanha Salarial foi protocolada dia 21/01, a reunião com o prefeito aconteceu dia 10/03 e a resposta nos foi encaminhada dia 25/03.

Apoś a leitura da resposta, o microfone foi aberto para inscrições e a construção coletiva de encaminhamentos. As propostas aprovadas foram:

  1. 22/04: Ato na Câmara Municipal às 18h30. Vista sua camiseta preta e participe! Os vereadores devem estar cientes de que a valorização do servidor precisa estar prevista no orçamento. Lembramos também que a pauta da Campanha Salarial também foi protocolada junto à Câmara, mas ainda não tivemos uma resposta.
  2. Participação nas Audiências Públicas sobre o Plano Plurianual (PPA 2026-2029) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO de 2026). Chegou o momento de nós, servidores e servidoras, cobrarmos valorização real. É importantíssima a participação do maior número de servidores possível! Vamos juntos construir esse movimento. As audiências ocorrerão nas seguintes datas e locais: 24/04, às 19h, na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira – Travessão; 25/04, às 19h, na Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues – Indaiá; 28/04, às 19h, na Emef Profª Antônia Antunes Arouca – Massaguaçu.
  3. 01/05: Ato Unificado do Dia do Trabalhadores na Praça Cândido Mota, às 09h. Estaremos juntos no ato convocado pelo Fórum Sindical do Litoral Norte.
  4. Agendamento de nova reunião com a prefeitura e a exigência de uma resposta objetiva para a pauta da Campanha Salarial, com um plano de valorização real dos servidores para este e os próximos anos;
  5. Produção de material gráfico para distribuição nas repartições públicas.
  6. Indicar possível paralisação na convocação para a próxima Assembleia.

Gostaríamos de agradecer a grande participação na assembleia! Reiteramos que a luta precisa ser coletiva e democrática, como deve ser um sindicato! A participação nos atos acima são cruciais para conquistarmos a valorização e o respeito que merecemos. Estamos em um momento importantíssimo de planejamento orçamentário dos próximos anos.

O município gasta bem menos do que a média com a nossa folha de pagamento e acaba nos silenciando com distorções salariais escandalosas e distribuição de FGs com critérios duvidosos. Nossa luta é pela valorização de todos os servidores, não só de alguns!

Nos siga nas redes sociais e acompanhe os grupos do Facebook e WhatsApp. Participe!

Para além da Campanha Salarial, é preciso relatar também que houve a participação de muitos servidores com demandas importantes para organizarmos, como:

  1. O pedido para o Abono de Permanência. Há muitos pedidos represados;
  2. A periculosidade para os vigias;
  3. A questão da aceitação de Declaração de Horas para tratamento de saúde dos servidores da educação;
  4. VR dos vigias, que trabalham a semana inteira, mas recebem o equivalente a menos dias;
  5. Assédios sofridos por servidores;
  6. Questionar qual o valor do salário mínimo utilizado como referência para o pagamento ou não de benefícios;
  7. Reunião específica para tratar das pautas de ADIs e AAEs.

Agradecemos também todo apoio recebido durante a Assembleia!


Assine para receber as notícias e atualizações por e-mail.

Deixe um comentário