No nosso último texto do ano vamos fazer um balanço da curta e intensa atuação do SindCaraguatatuba até aqui.
Nossa Assembleia de fundação aconteceu dia 17/08. De lá pra cá, enquanto corríamos com os documentos necessários para tornar o nosso sindicato uma realidade, não deixamos de atuar:
- Fizemos um abaixo-assinado que levantou mais de mil assinaturas para denunciar o vencimento dos contratos e a dispensa de cerca de 170 profissionais da Educação, sem nenhuma solução anunciada. A Prefeitura recuou e manteve os profissionais trabalhando!
- No contexto das eleições municipais, redigimos uma Carta de Compromisso para que os candidatos a prefeito pudessem se comprometer com a valorização dos servidores no nosso município.
- Fizemos o levantamento dos cargos que possuem o maior índice de exoneração da Prefeitura do nosso município. E mais uma vez constatamos as dificuldades dos profissionais da Educação, sobretudo dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, Agentes de Apoio Escolar, Inspetores e Professores. Por que esses profissionais optam pela exoneração?
- Dia 26/10, com a documentação pronta, convocamos uma Plenária para levantar nossas reivindicações e iniciamos as filiações ao nosso Sindicato, democrático e de luta!
- Os membros da Diretoria marcaram presença com voz, questionamentos e reivindicações nas audiências públicas que trataram do plano de amortização do déficit atuarial do CaraguaPrev e da Lei Orçamentária Anual para 2025.
- Protocolamos um pedido de nova Audiência Pública para tratar do plano de amortização do déficit atuarial do CaraguaPrev, no que não fomos atendidos.
- Dia 11/11 protocolamos, junto à Secretaria Municipal de Educação, um pedido de revisão da forma de lidar com as declarações de horas dos profissionais da Educação. A devolutiva que nos foi dada dia 04/12 ainda não responde nossa pergunta: Por que só os trabalhadores da Educação ficam devendo horas quando precisam se ausentar para consultas, exames ou tratamentos de saúde?
- Dia 21/11 tivemos a Assembleia na qual foi aprovada a pauta para nossa primeira Campanha Salarial. Apesar de termos protocolado a solicitação para discuti-la junto à Prefeitura, Câmara Municipal e CaraguaPrev, somente a atual presidente da Fundacc, Malu Baracat, agendou uma reunião e nos recebeu no dia 03/12.
- Terminamos o ano com formação em “Concepção e Prática Sindical” para nossa Diretoria. E agradecemos a generosidade da Sueli, do STPMJ, ao apoio da CSP-Conlutas e ao ILAESE pelos aprendizados.
- Protocolamos também, junto ao CaraguaPrev, um pedido de esclarecimento quanto aos repasses patronais dos últimos meses e uma solicitação de informações, junto à Prefeitura, a respeito do pagamento do nosso 13º salário e do vale-alimentação complementar de final de ano… Mas ainda não tivemos resposta.
Ou seja, teremos muitas lutas a travar em 2025. E a nossa força depende da união dos servidores e servidoras em torno dessas pautas. Estamos fechando o ano com 300 filiações e esse é só o começo!
Em janeiro, retomaremos as nossas atividades renovados e com a mesma disposição para a defesa dos interesses coletivos em prol da melhoria das condições de trabalho dos servidores e servidoras e da qualidade dos serviços públicos da nossa cidade. Até lá, o Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais de Caraguatatuba (SindCaraguatatuba), um sindicato de luta e democrático, deseja boas festas e um feliz ano novo!







Deixe um comentário